+Composição do Sangue

O sangue é um tecido líquido, produzido na medula óssea, que leva oxigênio e nutrientes a todos os órgãos do corpo. É composto basicamente por plasma, hemácias, leucócitose e plaquetas.

 

Hemácias: por conter alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro, as hemácias são também conhecidas como glóbulos vermelhos. A hemoglobina ajuda as hemácias a transportar oxigênio a todas as células do organismo. Também carregam o dióxido de carbono produzido pelo organismo até os pulmões, a fim de eliminá-lo. As hemácias são responsáveis por corrigir anemia aguda ou crônica. Cada milímetro cúbico de sangue apresenta de 4,5 milhões a 5 milhões de hemácias. As hemácias representam cerca de 40% do volume de sangue circulante.

 

Plasma: é a parte líquida do sangue, de cor amarelada, formada por 90% de água, além de proteínas e sais minerais. Leva por todo o organismo proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina, nutrientes necessários à vida de todas as células. Também fornece anticorpos para a defesa do organismo. O plasma representa cerca de 55% do volume de sangue circulante.

 

Leucócitos: são os glóbulos brancos que fazem parte da linha de defesa do organismo. Em casos de infecções, os leucócitos são direcionados aos tecidos na tentativa de destruir agressores como vírus e bactérias. Cada milímetro cúbico de sangue apresenta de 5 mil a 10 mil leucócitos. Os leucócitos representam cerca de 1,5% do volume de sangue circulante.

Plaquetas são pequenas células que agem nos sangramentos, tomando parte no processo de coagulação sanguínea. Cada milímetro cúbico de sangue apresenta de 200 mil a 400 mil plaquetas. As plaquetas representam cerca de 3,5% do volume de sangue circulante.

 

O sangue doado é rapidamente reposto. Apenas 24 horas após a doação o plasma já recupera seu volume normal. O volume de glóbulos vermelhos é reposto em 4 semanas.